Maringá – PR ; Com o aumento dos casos de COVID – 19 , Prefeito divulga novo decreto.

O prefeito de Maringá Ulisses Maia anunciou nesta quarta-feira, 10, um novo decreto que determina o fechamento, durante o feriado prolongado de Corpus Christi de alguns segmentos comerciais da cidade. A medida foi anunciada por meio de uma live feita pelo prefeito nas redes sociais. O objetivo principal do decreto é aumentar a taxa de isolamento social, dos atuais 37% para patamar de pelo menos 50% (o ideal segundo a prefeitura é de 60% a 70%).

Segundo o Decreto 856/2020, nos dias 11 (feriado), 13 (sábado) e 14 (domingo) de junho de 2020, ficam proibidas todas as atividades no município, exceto farmácias, supermercados, mercearias, açougues, peixarias, feiras-livres, serviços de alimentação, postos de combustíveis, distribuidores de água e gás. Já no dia 12 de junho, ficam proibidas as seguintes atividades:

– Indústrias de produtos não essenciais;
– Construção Civil;
– Prestação de Serviços de empresas e profissionais autônomos, exceto atendimentos emergenciais em clínicas médicas, odontológicas e veterinárias;
– Serviços públicos não essenciais.

Os bares e demais estabelecimentos de venda de bebida alcoólica deverão demarcar no lado externo, com fita indicativa, a fila para controle da entrada dos clientes, ficando responsáveis por garantir que estes respeitem o distanciamento mínimo de dois metros ente si. Clínicas e consultórios médicos em geral, incluindo as clínicas médicas especializadas ao atendimento do transtorno do espectro autista, consultórios odontológicos, de fisioterapia, e de psicologia, poderão funcionar de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h.

“Por favor, quem pode, fique em casa. Não estão fácil a situação, mas é preciso que as pessoas colaborem”, apelou o prefeito durante a transmissão. Pelo menos por enquanto, o prefeito não vai aplicar o chamado lockdown – que é a paralisação total da cidade. “Vamos avaliar os números neste fim de semana e se for preciso vamos criar outras restrições ou ampliar as flexibilizações”, completou o prefeito.

Deixe uma resposta